O Desafio Intermodal se propõe a avaliar qual o meio de transporte mais eficiente em Maceió. Utilizando diferentes formas de deslocamento, são avaliados o tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo gerado e a emissão de gás carbônico.
O evento consiste em percorrer um trajeto pré-definido, da porta do Ibama, na Av. Fernandes Lima, até à Praça dos Martírios, no bairro do Centro (5,4 km), na hora do rush, utilizando diversos modais diferentes, o Desafio Intermodal é mais que uma “corrida maluca”, pois não basta chegar em primeiro lugar: o impacto ambiental e o custo do deslocamento também se tornam importantes.
Realizado geralmente como parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial Sem Carro, o maior objetivo é mostrar que existem outras opções além do automóvel para se deslocar numa grande cidade, estimulando a discussão sobre a eficiência sustentável de cada deslocamento e o desempenho do transporte público ano a ano. Os anos anteriores, 2011 e 2015 do DIM foram realizados por participantes do grupo Bicicletada de Maceió
TODOS OS RESULTADOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK ABAIXO: