Os ciclistas urbanos de Maceió lançam oficialmente nesta terça-feira (8) na cidade a campanha Bicicleta nas Eleições. O local escolhido para o evento foi a Praça Vera Arruda, na Jatiúca, de onde grupos de ciclistas saem todas as semanas para passeios coletivos. A partir das 19h30, haverá apresentação da campanha e outras atividades abertas ao público na praça.


Durante o lançamento, ciclistas também lerão as cartas de compromisso que serão entregues para assinaturas de candidatos e candidatas aos cargos de prefeito e vereador de Maceió nas próximas eleições. Também haverá uma grande urna para que a população possa depositar suas reclamações, sugestões e anseios sobre o espaço da bicicleta em Maceió.


"Nós convidamos os diversos grupos de ciclistas, dos que usam a bicicleta como lazer àqueles que a usam como meio de transporte para o trabalho, assim como toda a população interessada, para participar desse importante momento de discussão. Juntos, podemos colocar a bicicleta de vez na pauta das políticas públicas de Maceió", explica Juliana Agra, membro da Ciclomobilidade (Associação de Ciclistas Urbanos de Maceió). O evento também conta o apoio de grupos como a AAC (Associação Alagoana de Ciclistas) e o Bike Anjo Maceió.


“Bicicleta nas Eleições” é uma campanha nacional que busca ampliar a inclusão da bicicleta nas políticas públicas a serem desenvolvidas pelos prefeitos e vereadores no mandato 2017-2020, além de qualificar o conhecimento da sociedade sobre a bicicleta como meio de transporte. A campanha é organizada pela UCB (União de Ciclistas do Brasil) com financiamento do Banco Itaú. Em Maceió, a Ciclomobilidade (Associação de Ciclistas Urbanos de Maceió) foi a associação escolhida para desenvolver o projeto.


Após o lançamento oficial, a Ciclomobilidade fará uma série de outros eventos dentro da campanha, como debates públicos, panfletagens nas principais avenidas da cidade, exposição de faixas, um dia de ciclismo com candidatos e candidatas nas eleições municipais de 2016, entre outros. A Câmara Municipal de Maceió também já confirmou que fará uma audiência sobre bicicleta ainda nesse mês de agosto. A data ainda será definida em plenário.